quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Sinterklaas: o bom velhinho holandês


Ele é velhinho, barbudo, usa roupa vermelha e adora distribuir presentes para as crianças. Não, não é o Papai Noel. Esse bom homem, usa um chapéu de bispo, tem uma bengala dourada e entrega os presentes a cavalo.

Estou falando do Sinterklaas, e hoje, dia 5 de dezembro, se comemora o dia dele aqui na Holanda.



Sinterklaas é uma tradição holandesa, uma daquelas que a princípio não fazia muito sentido para mim. Para quem cresceu com a imagem do Papai Noel, achei essa história de Sint Nicolaas bem confusa. Mas isso foi antes dos meus filhos nascerem, porque, se você tem entre dois e sete anos, não há dia mais importante do que esse. Acho que só o aniversário ganha do bom velhinho. 



São Nicolau é padroeiro de Amsterdam (assim como dos mercadores, marinheiros e crianças) e diz a lenda que ele vem da Turquia (ano 343 a.C.), era bispo e muito amável com os pequenos. Todos os anos, ele vem visitar as crianças holandesas, só que, ao invés de trenó, ele vem de barco a vapor. Isso porque ele mora na Espanha (espertinho, não?). Normalmente ele chega no país na metade de novembro. A Holanda o recebe em festa, literalmente.

E ele não vem sozinho, traz com ele seu ajudante o "Zwarte Piet", afinal ele precisa de reforço para entregar todos os presentes a tempo! Mas só criança boazinha ganha presente... dizem que quem se comporta mal é levado para a Espanha no saco do "Zwarte Piet". Esse tal de Piet é, por sinal, bem arteiro, vive fazendo brincadeiras e distribuindo doces e pepernoten (umas bolachinhas com especiarias) para a criançada.


A história toda pode até parecer absurda, mas para os pequenos tem uma lógica danada. Eles esperam ansiosamente pela chegada do Sint. Fazem desenhos, escrevem cartas, decoram a casa e se fantasiam como o Piet.

Além disso, eles de vez em quando, colocam seus sapatinhos na chaminé (lareira ou porta de casa também servem) para receberem um presentinho. Ah sim, eles deixam uma cenoura dentro do sapato para o Amerigo, cavalo do Sinterklaas. Normalmente as crianças ganham uma bobeirinha como letras de chocolate do Sint, o presente "de verdade" vem no dia 5, durante o “pakjesavond” (noite dos presentes).

E nesse dia as famílias comemoram. Não são só os presentes, normalmente há brincadeiras do tipo amigo secreto, surpresas e poemas. É normal escrever um versinho (sempre rimando!) sobre a data ou sobre um presente. Aqui em casa nós também estaremos reunidos nessa noite.

E esse ano Sinterklaas será especial para a Julia, pois ela prometeu que iria trocar todas as suas chupetas por um patinete (ufa!). Então estaremos esperando o Sint passar por aqui. Só não sabemos se ele vai bater na porta ou jogar o presente pela lareira!




Ana Paula Risson - Paulistana que há 10 anos se apaixonou por um holandês e pela Holanda. Sua história de amor segue há quase 9 anos em Amsterdam. Casou com o tal do holandês e hoje tem dois filhos lindos: a Julia e o Miguel. Como adora escrever, resolveu criar um blog para dividir a vida holandesa www.deunhafeita.blogspot.com

10 comentários:

  1. Nossa, taí uma novidade pra mim: o Nikolaus (versao alema do Sinterklaas)morar na Espanha e chegar em um barco a vapor! Acho o máximo como as diferentes culturas vao adaptando as tradicoes. E estou torcendo pela troca das chupetas :-) A minha filha mais velha trocou as suas com o papai noel e deu super certo! Fiquei semanas achando que nunca na vida que ela abriria mao das suas chupetas, mas que nada!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Julia acordou toda animada hoje, é muito lindo ver a alegria dela no dia de Sinterklaas. Estou ansiosa pelas chupetas, mas acho que vai dar certo ;-)
      Beijos

      Excluir
  2. Eu adorei esse Sint e os seus ajudantes!!! E como eu disse, quero saber se a Julia deu mesmo as chupetas pra ele depois!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Olha so que interessante!!!
    A tradião do São Nicolau é fortissima ai na Holanda né? Aqui na França ele é - vagamente - lembrado no dia 6 de dezembro e as crianças deixam suas meias nas portas e, no chão, açucar e cenoura para o cavalo do São Nicolau. Alias, hoje, em sua homenagem, é dia de o pão de mel. Mas não são todas as familias que adotam isso não, ou seja, não é um ritual de dezembro, mas eu acho muito interessante e importante falar dessas tradições para a minha filha.
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho importante manter as tradições, essas histórias acabam fazendo parte da vida das crianças, trazem lembranças boas. Engraçado que ai se comemora com pão de mel. Muito gostosa essa tradição! ;-)
      Bjs

      Excluir
  4. Muito interessante Ana! Gosto tanto de saber dos costumes e tradições de outros lugares, minhas lembranças do Natal são repletadas de tradições familiares e eu aos poucos vou incorporando outras, acho que dá outro significado ao que está acontecendo.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante. Aqui na Alemanha o grande dia é amanha: Nicolaus Tag. Tb se coloca as meias na porta para que o velhinho possa colocar os presentinhos lá. Mas o dia mais especial do ano, tirando o aniversário,contina sendo o natal. Apesar de ser tb uma confusao danada (pra mim). Aqui quem traz os presentes no natal nao é o Papai Noel, mas sim o Christkind, ou seja o menino Jesus!!! Isso tb dependendo de como cada família comemora. Acho que o nosso natal é mais decomplicado hahahhaha. Mesmo assim adoro todas as tradicoes e a época de natal aqui é muito comemorada. E é linda! Fotos vao em um post em breve. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, no Brasil não é tão complicado - tirando a parte que o papai noel usa roupa de inverno num calor de 30 graus ;-)

      Excluir
  6. Gente, estes posts estão sendo um aprendizado riquíssimo para mim. É meu primeiro Natal como expatriada e tenho muito o que aprender, estou amando.
    Beijos

    ResponderExcluir