quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

6 de dezembro - Dia de São Nicolau!

Se tem uma coisa que eu adoro é o Natal. Adoro comprar um pinheirinho todos os anos, tirar os enfeites do sótão, levá-los para a sala e enfeitar a árvore junto com minha filha, adoro pendurar minhas estrelas suecas nos batentes das portas e janelas e pensar que as pessoas que as vêm, lá de fora, ficam felizes ao vê-las, adoro escolher a partir de julho quais presentes eu vou colocar dentro das meinhas que formam o calendário do advento das minhas filhas  adoro as feirinhas de Natal, as comidinhas, o estar junto com a família, a neve... enfim, a lista é longa. E noto que nesta lista há uma mistura de tradições e culturas sem fim. Enfeito o meu pinheiro (natural, como é comum aqui na Alemanha) no início de dezembro (como é comum no Brasil). Penduro meu calendario de advento (que é comum na Europa toda), mas os presentes incluem itens que vou comprando mundo afora. As minhas estrelas/luminárias foram compradas na Suécia e não raro a trilha sonora inclui desde Jingle Bells até Rudolph, the Red-Nosed Reindeer. 


(fonte: Wikipedia)
E o que isto tudo tem a ver com o dia de São Nicolau? Tudo. Pois o fato de nós comemorarmos este dia aqui na minha casa mostra bem como uma mamãe internacional aproveita o que há de melhor nos dois mundos: o do seu país de origem e o do país onde vive. E se a criançada toda por aqui limpa as botas para receber os chocolates do Bispo Nicolau, não somos nós que vamos fazer diferente. 

A nossa amiga Wikipédia nos diz que Nicolau nasceu em Patara, que hoje em dia pertence à Turquia. Sua família era bastante rica e, após tornar-se padre, Nicolau começou a distribuir sua herança entre os mais pobres. Seu nome é ligado a uma série de lendas, milagres e atos generosos (alguns deles documentados, outros não) e o dia de sua morte, seis de dezembro, é comemorado em vários países católicos, mas com ainda mais ênfase entre os cristãos ortodoxos. 

Antigamente, recebia-se presentes no dia de São Nicolau, mas com a Reforma Luterana a entrega dos presentes começou a ser feita no dia 24/25 de dezembro, para que houvesse um distanciamento dos santos católicos. Com isso, o “entregador” oficial de presentes deixou de ser Nicolau e passou a ser o menino Jesus (para ler mais sobre quem entrega os presentes na Alemanha clicar aqui).


(fonte: Flickr)
Com a popularização americana da figura do papai noel, que é todavia fortemente amparada na lenda de São Nicolau, contamos agora com 3 entregadores de presentes por estes lados.

Mas voltando ao dia 6 de dezembro: o dia de São Nicolau é basicamente um dia para as crianças. Os preparativos para este dia já começam no dia 5 de dezembro que é o dia das crianças limparem as botas, que serão colocadas no parapeito da janela ou na porta de casa. Se as crianças se comportarem bem, o Nicolau enche os sapatinhos com doces (chocolates, balas, frutas) e com presentes (algumas famílias dão presentes bem grandes, outras lembrancinhas como livros, carrinhos ou um outro joguinho pequeno). Se elas se comportam mal ganham um chicote (!!). 

Neste dias as crianças costumam fazer atividades diferentes em suas escolas, tomam um café da manhã especial com os professores e outros alunos e ganham ainda mais doces. 


Seguem algumas fotos fresquinhas, tiradas hoje de manhã!








E depois de tanto doce, queridas leitoras, vamos agora decidir o que fazer com os doces que certamente sobrarão? 



Karen Hägele - Paranaense de Maringá. Já morou em Cuiabá, Santa Maria (RS) e Porto (Portugal), além de ter mudado inúmeras vezes de casa por Maringá mesmo. Há mais de seis anos mora na Alemanha com a familia. Tem duas filhas, a Sophia e a Helena. Seu blog é o : http://multiplicado-por-dois.blogspot.com/

6 comentários:

  1. Muito legal!! Eu falei pra Paloma hj cedo (sobre o feriado la na Eslovenia) - É impressionante como as crianças vibram e esperam simplesmente pelo prazer de vibrar e esperar! Não são precisos presentes caros, importados, enormes. Tangerinas, maças e chocolates fazem a alegria deles!!!

    E como eu já disse - elas são 2 bonequinhas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto, a enquete, tudo! Aqui a comemoração é bem parecida. Mas me disseram que se colocam meias. No mais, é tudo bem parecido. Neste ano, incorporamos mais esta tradição e as meninas AMARAM!
    Já votei na enquete, agora preciso de um personal trainer!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa também vamos incorporando tradições dos lugares por onde passamos e das coisas que vamos aprendendo. E já que hoje é dia de São Nicolau, prometi ao mais velho que quando chegar da escola vai poder colocar o bom velhinho no topo da árvore (invenção deste ano ;)0
    A enquete é muito legal, afinal acho que chega um ponto em que todos os pais passam por esse "dilema", hehehehehehehehehehe!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu respondi que negociaria com os filhos (mas aqui não temos essa tradição), mas na verdade eu negociaria apenas alguns e comeria outros, hehehe.

    ResponderExcluir
  5. Simpatico esse velhinho Nicolau hein?
    Estou aprendendo muito com essa troca de informações, com as tradições de cada pais. Acredita que ainda não montamos a nossa arvore de Natal? Bem, na verdade estou pensando em uma pequena, simbolica e sera o primeiro ano que começaremos a colecionar bolinhas e enfeites de natal. Daqui a algum tempo, quem sabe, tenhamos as caixas para tirar do sotão.
    Bijins

    ResponderExcluir
  6. Oi Karen, sabe uma outra data que eu fico sem saber o que fazer com tanto doce: Halloween. Noooossssaaaaa que loucura!!!!! Eu respondi na tua enquete que levaria para os colegas de trabalho o excesso dos doces. Mando tudo pro tzrabalho do Ralf :o)) Bjs

    ResponderExcluir