quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hoje é dia de Santa Lúcia

Eu sempre soube que o dia de Santa Lúcia (Luzia no Brasil), aquela santa com olhos em um prato, era comemorado dia 13 de dezembro e, quando vim morar em Verona, na Itália, descobri que aqui ela tem uma festa toda especial. Quer dizer, não só aqui, mas também em várias outras regiões e cidades da Itália, como Trentino, Udine, Bergamo, Brescia, Cremona, Lodi, Mantova, Piacenza, Parma e Reggio Emilia.

Segundo as histórias que li, a jovem Lucia era de uma família nobre de Siracusa e foi prometida em casamento a um jovem pagão. Sua mãe pegou uma grave doença e ela a acompanhou a Catânia, para visitarem o sepulcro de Santa Ágata. E foi ali que ela decidiu viver a castidade perpétua.

Na volta, ela renunciou ao casamento, vendeu todos os seus bens e doou aos pobres. O namorado, revoltado, começou a fazer várias denúncias, e ela foi presa e torturada diversas vezes, e no final foi decapitada.

Diz a tradição oral que ela, para não renunciar à sua cristiandade, arrancou seus próprios olhos e deu ao seu carrasco. Devido a esse ato ela foi pra sempre considerada a protetora da visão e seus devotos a invocam sobretudo para a cura de doenças nos olhos, cegueira ou mesmo para ter melhor visão da vida.

Aqui em Verona contam que, no século XIII, surgiu uma perigosa doença dos olhos, e muitas crianças adoeceram. Com o desejo de acabar com a epidemia, os pais e familiares dos doentes fizeram uma peregrinação até a igreja de Santa Agnese.

Para convencer as crianças que elas também deveriam participar e irem descalças, os pais prometeram que Santa Lúcia ia encher os sapatos e meias de todos com doces e frutas. Desde então, todos os anos, segundo a tradição veronesa, na noite entre o dia 12 e o dia 13, acompanhada com o seu burrinho, ela distribui doces e brinquedos às crianças boas. E, para aqueles que não se comportaram, ela dá pedaços de carvão (um doce com a cor e formato de carvão, as crianças morrem de medo de ganhar um, mas é muito difícil acontecer, acho que só aconteceu mesmo com o meu esposo, que ganhava todo ano do seu padrinho, rsrsrs )

Essa tradição aqui é muito forte, e o dia de Santa Lúcia è esperado pelas crianças com muito mais entusiasmo do que o próprio Natal, que é uma data mais religiosa e tem o Papai Noel, que muitos não consideram real.

Nos dias precedentes, todos falam da chegada de Santa Lúcia, e ela chega nas escolas e nas casas, mas as crianças não devem vê-la. Por isso, quando alguém diz que chegou Santa Lúcia, as crianças logo correm pra se esconderem, só os adultos falam com ela.

Todas as crianças escrevem cartas contando o quanto foram boas, prometendo continuarem assim e pedindo o presente que desejam ganhar dela.
Na noite do dia 12, a meninada deixa fora de casa um prato com salada ou farinha e leite para o burrinho, leite e biscoito pra santa Lúcia, e os maiores às vezes fazem uma poesia de agradecimento por ela ter vindo. 

Todas vão dormir cedo, com o desejo que Santa Lucia passe na sua casa.

No dia seguinte, se Santa Lúcia passou (ela passa sempre), a criançada encontra um prato cheinho de doces e o presente. Esse prato é chamado o Prato de Santa Lúcia, e muito pais presenteiam os filhos mesmo quando já são grandes. A minha sogra ainda hoje, no dia de Santa Lúcia, aparece com um prato pra meu esposo e sua irmã.

Para abrilhantar mais essa movimentação, todo ano em Verona acontece o tradicional mercadinho, na praça principal da cidade, a Piazza Brà, que fica cheia de bancarelas (I bancheti di Santa Lucia), onde se pode encontrar de tudo, de os doces tradicionais da Festa de Santa Lúcia, brinquedos e acessórios para o inverno a comidas típicas e coisas para casa. Vem gente de toda a Itália e dos países vizinhos. O mercado acontece nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro.

Fui ao mercado especialmente pra fotografar e colocar aqui, mas fui sozinha com o meu bebê RN no carrinho, por isso as fotos não estão boas, tinha muita gente e eu morrendo de medo de descuidar do bebê, sem falar que ainda estou procurando um ser que sofra com o frio mais do que eu... 







A Santa Lúcia passa também aqui em casa, claro, e contarei sobre a sua passagem na blogagem coletiva do MI, do dia 17.


Meires Moreira - Cearense de Nova Olinda, mora desde 2008 em Verona, Italia. Tem uma filha espevitada e um lindo recém-nascido. Apesar da saudade do tudo de antes, sobretudo da minha família e do cotidiano no Brasil, está mais tranquila com a decisão de emigrar. Seu blog é www.umvasodenectar.blogspot.it

8 comentários:

  1. Otimo texto, deu para perceber que em Verona realmente ela è mais sentida ainda do que em Mantova. Eu tenho uma amiga italiana de Verona e os olhos dela brilham quando lembra da sua infancia contando sobre Santa Lucia, lendo agora seu texto deu para notar o quanto é vivido por ai esse dia especial!

    ResponderExcluir
  2. Ai, queria dar um pulinho em Verona hoje para ver a feira e as comemorações (e vcs, claro!). Que delícia, Meires. E como chama o carvão que as crianças malcriadas ganham, em italiano? Carbone?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante!!!! Verona é linda e agora mais uma razão para visita-la na época de natal! Parabéns pelo ótimo texto. Bjs Claudia

    ResponderExcluir
  4. Adorei conhecer a história de Santa Lúcia! Muito bom seu texto. E você não está passando frio sozinha na Europa não ;-)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Meires,

    Adorei seu texto! Viajei a Verona através dele! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Mais vontade ainda de conhecer Verona! Texto ótimo, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Que delícia conhecer a história de Santa Luzia! :) A minha avó era Luzia, a mulher mais importante da minha vida.
    E que saudades dessas feiras da Itália. Tantas cores, tantos cheiros, ahhhhh...

    ResponderExcluir
  8. Meninas adorei os comentários!

    Daphne aqui è bem forte mesmo, acho que Verona è o lugar central nas comemorações desse dia. é bonito de ve o povo na rua conversando, todas as crianças com os olhos brilhando porque ouviu a historia, porque teve presentes, doces!

    POis entao venha mesmo Paloma! Vc iria adorar! e aqui tà menos frio do que aì rsrsrsrsrsrs ah, è carbone sim rsrsrsrs e veio um pouco pra fifi em uma meia cheia de doces! ela arregalou os olhos kkkkkkkkkkk

    Nana, a minha bisavò tbm era Luzia! E viveu 103 anos! uma amor de mulher! me diverti muito com as historias dela!

    Valeu, agora o dilema aqui em casa è: como acabar com tantos doces? Jà que as freiras onde eu trabalho, apareceram com um mundo de doces tbm! jà to fazendo saquinhos pra presentear as amiguinhas da fifi rsrsrsrsrsrsr

    E quem tà afim de conhecer Verona ou voltar, me avisem!
    beijos!


    ResponderExcluir