sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Santa Lúcia na Suécia e os meninos-biscoito

Ontem postamos um texto sobre o Dia de Santa Lúcia na Itália. Conheça hoje como são as festividades na Suécia.

Dia 13 de dezembro é comemorado o dia de Santa Lúcia na Suécia com grandes festejos. Parte das celebrações tradicionais inclui moças vestidas de Santa Lúcia, as quais se deslocam em grupos encabeçados por uma (geralmente) loira que usa na cabeça uma coroa de folhas com velas brancas (ou luzes), enquanto todas as outras apenas seguram nas mãos uma vela. A roupa é uma túnica branca com uma faixa vermelha. O Dia de Santa Lúcia é uma das poucas festividades religiosas ainda celebradas na Escandinávia.


Neste dia, a filha mais velha deverá servir o café da manhã bem cedo para os pais, com um vinho quente (típico), biscoitos de gengibre e bolos de açafrão, chamados de lussekatt. Vestida com um longo vestido branco, faixa vermelha na cintura e uma coroa de velas na cabeça, ela passeia pela casa cantando uma tradicional canção de Santa Lúcia. Ouvi dizer que depois de "pequenos acidentes" as velas foram substituídas por luzes com baterias ;)


Santa Lúcia é muito amada e invocada como a protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz. Muitas pessoas buscam, por meio da oração, obter cura para as doenças dos olhos ou da cegueira. A festa também é comemorada com concertos de músicas tradicionais a luz de velas (ou bateria, rs). São realizadas em igrejas e salas de concertos na cidade de Estocolmo.


As "Santas Lúcias" são selecionadas regionalmente por meio de concursos para realizar rituais públicos e atividades comunitárias nas cidades em toda a Suécia e depois é escolhida uma para representar o país. Naturalmente, a escolha da "Lúcia Nacional", organizado pela revista Arent Runt, é o evento que obtém maior atenção no país. A vencedora é coroada em uma suntuosa cerimônia, com a presença da realeza sueca. No dia 13 de dezembro, ela viaja em uma carruagem pelas ruas de Estocolmo vestida com luzes. Encerra-se a procissão em Skansen, o museu ao ar livre. Ali uma multidão já a espera com uma queima de fogos.



Foi em 1927 que a festa obteve caráter nacional, pela iniciativa de um jornal (Stockholms Dagbladet), que publicou o concurso para eleger a "Lúcia da Suécia", com a função de recolher doações para os mais necessitados. A competição foi um sucesso e Lúcia transformou-se em um dos símbolos da Suécia.

Nas escolas também acontecem comemorações com apresentações típicas de corais e danças. Em geral, as meninas se vestem de Lúcia, e os meninos de "meninos-estrela".

***
Comidinhas de Santa Lúcia na Suécia

Bolinhos de açafrão: Se tiver interesse, aqui está o link para a receita em inglês. São bem tradicionais, tem para vender na maioria dos supermercados. Essa semana eu comprei um pacote com 5 na estação do metrô, feitos na hora, e custou 35 coroas. Mas no supermercado custam bem menos.


O tal vinho quente tem para vender nos supermercados aqui também. Na Ikea eles oferecem gratuitamente para os clientes nesta época do ano. Eu provei o de sabor maçã e não gostei muito. Inicialmente lembrava o "vinhão" que bebemos nas festas juninas do Sul do Brasil. Mas depois, achei que não era da mesma família, tem algo mais forte que não sei do que se trata.

Pepparkakor é um biscoito fininho à base de canela, gengibre e cravo que se come (muito) nessa época do ano.

***
E como as crianças participam?

Na creche da Beatriz, no ano passado, as crianças foram vestidas não só de Santa Lúcia e meninos-estrela, havia também as de Santa Claus e as crianças Pepparkakor.


Como transformar uma criança em biscoito? Tchãraaaaaaaammm:



Tem fantasias para vender prontinha nas lojas.

E eles ficam assim:

* Detalhe no biquinho do piá.

O resultado da mistura toda é este:


Santa Lúcia, Santa Claus e Pepparkakor!

Agora clica aqui para ver quem se vestiu de Pepparkaka ontem em Estocolmo... Quem adivnhar ganha um biscoito (virtual) :P

Texto retirado e adaptado de vários posts sobre Santa Lúcia no blog Minha Aquarela

*Cíntia Anira é paranaense, morou em São Paulo, Recife, Dublin e Estocolmo, onde se tornou mãe da Beatriz e onde vive desde 2009. Além das (muitas) atividades de mãe, trabalha como personal trainer, estuda sueco e, mais do que isso, traduz um pouco da Suécia para os lusófonos, com humor e alto astral, no blog www.cintiaanira.blogspot.com

12 comentários:

  1. Adoro estas histórias, estas curiosidades. É muito curioso a Suécia se apropriar de uma santa italiana e fazer tamanha comemoração. E tudo começou com uma revista (olha a força da mídia)... Adorei! E as crianças-biscoito são a coisa mais linda deste mundo! Melhor fantasia, eu ia querer vestir as minhas de biscoito todo ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei!! Nossa, nem imaginaria de longe que aì na Suècia tem a mesma tradiçao da Santa Lucia mas vivida de forma completamente diferente de onde ela nasceu, na Italia. Adoro seus textos, sou suspeita, està excelente, completo e simpàtico, parabéns e obrigada por dividir conosco mais essa experiencia!
    bjs, Daphne

    ResponderExcluir
  3. ADOREI! Foi uma das comemorações que mais me chamou a atenção na Noruega, achei o máximo. Na escola onde estudei teve um ano que Lucia foi um dos meninos (rapazes) por que nenhuma das meninas de cabelo comprido queria ir e ele achou engraçada a ideia e topou, depois disso todos sempre falavam dele como "Lucia". Ai na Suécia a data é ainda mais festejada, sempre todos diziam que valia a pena ir a Suécia para o dia de Santa Lucia.
    BJS

    ResponderExcluir
  4. Gente!!! Na última animação de Tim Burton tem uma garota que faz uma apresentação com velas na cabeça e eu não tinha noção de onde ele tinha tirado essa idéia! Legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meninas!
      Que legal que vocês se interessaram pelos textos da Santa Lucia que eu escrevi e resolveram publicá-los aqui. A cada ano acho a data ainda mais envolvente. Gosto de participar, de vestir minha filha e de assistir as apresentações. Os suecos seguem bem a tradição. Ontem na minha escola tinha prova, mas às 10:00 aconteceu uma pausa em todos os departamento para comer biscoito pepparkakor e beber glögg, além de escutarmos uma canção da Santa Lucia. Enfim, tradição é isso! :)

      Beijos em vocês e boa sorte com a nova página!

      Excluir
  5. Olá meninas!
    Que legal que vocês se interessaram pelos textos da Santa Lucia que eu escrevi e resolveram publicá-los aqui. A cada ano acho a data ainda mais envolvente. Gosto de participar, de vestir minha filha e de assistir as apresentações. Os suecos seguem bem a tradição. Ontem na minha escola tinha prova, mas às 10:00 aconteceu uma pausa em todos os departamento para comer biscoito pepparkakor e beber glögg, além de escutarmos uma canção da Santa Lucia. Enfim, tradição é isso! :)

    Beijos em vocês e boa sorte com a nova página!

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer o blog!
    Acabei de mudar para o Canadá e sei que vou me identificar bastante com os posts de vcs.
    Tenham um bom final de semana!
    Beijos...
    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nádia, que legal, vc é uma nova mãe expatriada! Já conhece nossa fanpage no Facebook? https://www.facebook.com/maes.internacionais?fref=ts
      Se quiser participar, escrever posts sobre suas primeiras impressões sobre a vida aí (em que cidade vc mora?) e mandar para agente, entre em contato. Estamos SUPER aberta a participações, viu? E a trocas também, claro!
      Beijos

      Excluir
  7. Adorei!!! So fiquei pensando.. em casa onde não há meninas... quem serve o café da manhã??

    Otimo texto!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu... também não sei viu. Eu traduzi essa parte de um site em sueco, mas não falava a respeito. Nem todos comemoram essa tradição, mas creio que pela igualdade de gêneros que existe aqui, vale o filho levar tb! :) Abraços

      Excluir
  8. Adorei saber das outras formas de comemorar o dia de Santa Lucia! muito legal! ótimo!

    ResponderExcluir