quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Papai Noel existe e é meu vizinho!


Cresci ouvindo que o papai Noel morava no polo norte e foi somente há uns 5 anos que soube da verdade - o Papai Noel é meu vizinho! O Joulupukki (Papai Noel em finlandês) mora com sua esposa e as suas renas em Korvatunturi na Lapônia, norte da Finlândia. Korvatunturi significa "monte com ouvidos", nome conveniente, já que ele precisa ouvir os pedidos das crianças do mundo inteiro J.

A Finlândia tem tudo o que é necessário para criar um típico espírito natalino: um clima frio (alguns dias -25°C), uma escuridão (só há luz entre 10h e 14h) que faz com que as muitas luzes de Natal brilhem mais intensamente e um povo que adora celebrar o Natal!

Imagem de arquivo pessoal

A cidade do Papai Noel é uma atração que, todos os anos, atrai milhares de turistas e quem já visitou afirma que é impossível não acreditar no bom velhinho de barba e cabelos brancos, pois o clima na pitoresca cidade é mágico! Ainda não tive a oportunidade de visitar “o meu vizinho”, mas todos os anos escrevo a minha cartinha para ele, se você também quiser escrever para o Papai Noel anote o endereço:

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia

E não se preocupe se você não fala finlandês, o Papai Noel tem vários ajudantes que falam muitos idiomas e com certeza ele irá ler sua cartinha!

Cidade do papai noel no mês de dezembro

A vantagem de ter o Papai Noel como vizinho é poder receber a visita dele na véspera da noite de Natal, não sabiam? Bem, como eu falei no início os finlandeses adoram celebrar o Natal e têm seus próprios costumes que fazem do Natal uma data tão especial e esperada por todos: crianças, jovens e idosos. Tudo começa no primeiro dia do mês de dezembro, quando as casas recebem a decoração especial da natureza: a neve! Algumas vezes neva no mês de novembro, mas logo derrete com a chuva, mas a neve que chega em dezembro (esse ano chegou exatamente no dia 1° de dezembro)  vem pra ficar e clarear os dias escuros. As casas recebem uma decoração toda especial que vai desde as cortinas aos típicos enfeites natalinos.

As janelas geralmente são ornamentadas com esses candelabros de luz que imitam velas!



A véspera do Natal (dia 24 de dezembro) é um dia todo especial, principalmente para as crianças. Ao contrário dos brasileiros que acreditam que o Papai Noel só chega quando todos estão dormindo, porque não pode ser visto, aqui ver o Papai Noel é requisito obrigatório para um Natal típico e feliz. Neste dia os pais com as crianças preparam biscoitos de Natal e a ceia natalina (que eu prometo explicar como é em outro post) e quando tudo está pronto é o momento da sauna em família, porque celebração especial sem sauna não é celebração. A ceia natalina é servida por volta das 18h e logo em seguida todos se sentam na sala, próximos à árvore de Natal (que geralmente é um pinheiro de verdade) e o grande momento chega: o Papai Noel visita a casa para trazer os presentes! É um momento lindo e verdadeiro! Muitas crianças percebem que é o pai (tio, primo, avô) que está vestindo a roupa do Papai Noel, mas nem por isso este momento perde a magia, pois elas sabem que o verdadeiro Papai Noel, que está lá na Lapônia, pediu uma ajudinha ao papai da família para conseguir entregar todos os presentes!

Na cidade de Turku, localizada no sudoeste da Finlândia, todos os anos um grande pinheiro de verdade é colocado em frente a uma das mais antigas igrejas luteranas da Finlândia, a Tuomiokirkko, que recebe cerca de 720 luzes de Natal. Eles valorizam tanto este momento que o corte do pinheiro, o transporte até à igreja e a decoração do mesmo é notícia em todos os jornais. Obviamente, os “donos da floresta” de onde o pinheiro foi retirado ficam extremamente felizes em poder colaborar com algo tão grande.


Na cidade onde moro, Tampere, é montada uma feira “regional” natalina no centro da cidade, chamada de Joulutori (mercado de Natal). Infelizmente não pude tirar fotos dos trabalhos lindos que podem ser vistos por lá - por serem todos artesanais os artesãos não permitem fotos. Mas além de pequenos presentes, também encontramos doces típicos, roupas feitas com lã e pele de rena (especialmente para o inverno), um mini pônei numa linda carruagem que faz a diversão da garotada por apenas 4 euros J e uma casa típica da cidade do Papai Noel.

 Árvore de Natal no centro de Tampere – imagem de arquivo pessoal

Entrada do “Mercado de Natal” – imagem de arquivo pessoal

Casa típica da Lapônia, mas em algumas casas de verão são usadas apenas como sauna – arquivo pessoal

O mini pônei – arquivo pessoal


Sandra Kautto - Esposa de um finlandês lindo, que encontrou perdido lá no meio da selva amazônica, e mãe do Elias. Mora no país do Papai Noel, a Finlândia. Escreve o blog Made in Brazil.

13 comentários:

  1. Sandra, achei lindo o teu post! A Finlândia é linda, mas ainda mais fria que aqui em Berllim. -25 graus??!?! Brrrrrrrrrrrrr. Bjs Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois e, -25 graus nao e facil...mas vale a pena colocar um montao de roupas e ir visitar o bom velhinho!!!

      Excluir
  2. Minha amiga, o q esse teu pais tem de frio ele tem de lindo!!!
    Meus ossos congelam só de ver as fotos!! Adorei, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nada e perfeito ne Lu? :-) Mas e so colocar um montao de roupa e encarar o frio la fora!!!! Beijos

      Excluir
  3. Adorei! Mas sauna para celebrar? ;-) Não imagino como isso deve ser.
    Legal que você também colocou o endereço do papai noel, vou mandar minha cartinha pra ele, quem sabe, né?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, a sauna na finlandia e algo muito tipico e peculiar. Pra vc ter uma ideia em algumas multinacionais tem salas de reuniao com sauna, depois da reuniao o povo relaxa na sauna. Entao ir a sauna antes do natal e algo especial, principalmente pq se faz em familia!!! :-) Pra entender melhor so passando uma temporada aqui :-) Escreve sim para o papai noel e vem entregar pra ele, dai ja aproveita pra conhecer esse pais frio! :-) Beijos

      Excluir
  4. Demais estas história da Finlândia, adoro! Mas,s e for conhecer um dia, prefiro no verão :P
    Uma amiga foi passar Natal e Réveillon com uma família daí, no ano passado, e eles fizeram sauna e logo em seguida se jogaram num lago gelado (o buraco é aberto para isso), como rito de passagem para o novo ano. Sua família aí faz isso também?
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser num lago gelado, se vc morar perto de um, ou pode se jogar na neve. Antes do Elias nascer fiz umas 3x com o marido. A sensacao e a mesma q mil agulhinhas entrando na pele....rs rs.

      Excluir
  5. Hiiiii, Noah viu o post e depois q li pra ele, encontramos o destino das nossas proximas ferias. Ele ta super empolgado e disse q vai escrever uma cartinha para o papael. Quem sabe assim ele nao ganha o tao sonhado samojede e o tal dinossauro voador com um cavaleiro da espada a laser (eu guento?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohhh q fofo!! Eu estou super ansiosa para o meu pequeno conhecer esse ano o "vizinho". Tervetuloa Suomeen(bem-vindo a Finlândia), quem sabe não tomamos um café juntas!
      PS: Aqui o povo adoraaaa convidar pra tomar um café!

      Excluir
  6. Que lindo esse post!
    Acho que vou escrever pro Papai noel, e vou rezar pra ele chegar no Brasil com meu presente, se for pra buscar na casa dele tô frita, ops!, congelada!
    Acho que saindo do calor do ceará, pra Finlândia no inverno, deve ser congelante! hahaha
    E legal essa tradição da sauna em família né!?

    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Nossa, viajei... Que lindo!
    Vou ja colocar na minha listinha de "lugares pra conhecer". De preferencia no mes de dezembro. ;)

    Amei o post

    Bjus
    Ta

    ResponderExcluir
  8. Que coisa linda Sandra!
    O cenário é de sonho ...
    Beijos

    ResponderExcluir