terça-feira, 4 de dezembro de 2012

O Calendário do Advento

Você já ouviu falar no Calendário do Advento?

Não? Bem, até pouco tempo atrás eu também nunca havia ouvido falar nele e não sabia o que era, até que...

... Percebi uma agitação nas revistas e sites especializados em atividades para as crianças, os quais, de uma hora para outra, passaram a mostrar vários modelos de calendários dezembrinos e todos iam até o dia vinte e quatro. Depois eu soube que se tratava do tal “Calendrier de l’Avent” ou Calendário do Advento.

Advento (do latim Adventus) “é o primeiro tempo do Ano litúrgico, o qual antecede o Natal.” São vinte e quatro dias marcados como um tempo de reflexão, preparação, alegria, expectativas, arrependimentos e de boas ações.

E foram os sistemáticos alemães que, no início do século XIX, passaram a adotar o calendário do Advento na forma de contagem regressiva para o Natal. Naquela época, algumas famílias de protestantes distribuíam imagens da piedade às crianças, para que elas se lembrassem, dia após dia, do nascimento de Cristo. Foi uma forma de canalizar a impaciência dos pequenos, para que eles aprendessem a esperar a chegada do grande dia. Nascia aí uma tradição natalina.

O tempo passou e o calendário ganhou uma repaginada, um novo conceito, novas formas e cores, como guirlandas, pinheirinhos, luvas ou meias penduradas. Se você procurar no Google por “Calendrier de l’Avent”, encontrará uma infinidade de modelos, desde os artesanais aos comprados em lojas; dos mais baratos aos mais caros.

E hoje, ao invés de imagens religiosas, a proposta é a de que a cada dia haja alguma surpresa (um chocolate, por exemplo) ou algo para ser feito em família, como fabricar cartões de Natal, fazer bolachinhas e distribuir aos vizinhos ou até ler historias ou assistir DVDs com temas natalinos.

Eu achei a ideia muito criativa, além de ser uma alternativa de sentirmos o mês de dezembro passar de uma forma mais familiar e fraterna.

E para o nosso Calendário do Advento:

* Costurei 24 saquinhos vermelhos.

* Utilizei adesivos com números de 1 a 24. Os adesivos colam no tecido com calor do ferro de passar roupas.

* Fitas coloridas para amarrar os pacotinhos.

* Uma fita para estender e pregar os pacotinhos.

E o resultado final: 





Dentro de cada pacote contém bilhetes, que são serão as surpresas diárias, tais como: fazer cartões de natal para os amiguinhos da sala de aula, fazer bolachinhas natalinas para os nossos vizinhos, decorar as janelas, fazer luminárias e enfeitar a nossa árvore. Alguns pacotinhos guardam a surpresa de um Ferrero Rocher, o chocolate da vez aqui em casa. 

Quem sabe este não seja o inicio de uma tradição do nosso pequeno núcleo familiar? Iremos tentar.


Ana Paula mora em Laon, França e é mãe de Béatrice, uma menininha de três anos e meio. Embora não seja professora, pedagoga ou psicóloga, acredita que é preciso ter uma boa dose de conhecimento destas três profissões para compreender e educar uma criança e é por isso que tem procurado adotar em casa, alguns princípios de Maria Montessori. É autora do blog Journal de Béatrice .

17 comentários:

  1. Oi Ana Paula eu adorei o seu!!! Esse ano aqui em casa foi assim:
    Meu filho quis um feito por mim
    Minha filha quis um comprado (horrorosos esses cavalinhos Filly)
    E o meu terceiro filho, uuuppps marido, quis um do M&M´s ;o)
    Ainda assim fiz uns pacotinhos extras para os dois últimos, sabendo que os calendarios comprados nem sempre cumprem o que prometem. Dito e feito! Aqui uma foto do meu... mas nada de costura ;o) Bjs

    http://www.euseionde.com/p/calendario-de-natal.html

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei a ideia!! Ja aviso q ano q vem vai rolar um adaptado pra Hanuká!!!! Globalização é isso! hehehe

    ResponderExcluir
  3. Ah, eu q fiz o comentario acima, hehe!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, muitos dizem que a coroa do advento foi inspirada na Menorah e na tradição judaica de acender uma vela para cada dia do Hanukkah.

      Excluir
    2. Wow, serio?? Ta vendo, eu tenho q fazer um pra gente!!!

      Excluir
  4. Eu vi uns calendários do Advento para vender aqui, nas lojas e supermercados alemães (tem muitos), mas confesso que não sabia bem do que se tratava. Interessante!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post, òtima informaçao pois ainda nao havia escutado sobre esse calendario! Vou programar algo jà!!

    ResponderExcluir
  6. Também adoro o calendário do advento. Esta é uma tradicao que sigo desde que cheguei aqui na Alemanha. E como acho que feito em casa é mais legal, tive que empacotar 48 saquinhos este ano, já que a minha filha mais nova nao poderia ficar de fora. Dentro dos saquinhos tem canetinhas, carimbos, presilhas, chocolatinhos, Haribo, acessórios para a Barbie (para a mais velha que anda na fase barbie) e mini-livros. AS meninas amam! E a sala fica super linda com a decoracao extra!

    ResponderExcluir
  7. Eu super recomendo fazer o calendario! As crianças ficam muito envolvidas e aguardam as surpresas diarias. E, sem duvida, é uma forma de situa-las no tempo e aprendem a ter um pouco mais de paciência!
    Ja estamos no quarto dia e hoje faremos colagens de Natal nos cartões feitos ontem!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Aqui nos EUA é muito comum o calendário e a coroa de velas. Encontramos em qualquer lugar o calendário já pronto. Nós temos um que é cheio de portinhas numeradas e faço todo ano com a Carol. Ela curte muito tb acender as velas da coroa!

    ResponderExcluir
  9. Aqui na Irlanda o calendário é bem comum também. Como o meu menino ainda é muito novinho decidi esperar até o ano que vem para fazer aqui em casa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. ADOREI a ideia! Sabe que hoje enquanto montava a nossa tradicional árvore de natal fiquei pensando em fazer algo mais montessoriano para o pequeno (21 meses), daí depois que ele derrubou 2 vezes a árvore eu tive certeza que TENHO que fazer algo mais montessoriano, afinal curiosidade infantil é normal, nós é que temos que saber como lidar com ela.
    Vi em algum lugar uma árvore de feltro, que segue a mesma ideia! No meu caso como ele ainda é pequeno vou ter que pensar em pequenas coisinhas pra colocar nos saquinhos do natal.
    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  11. Que legal Ana! Por aqui já namoro a ideia do calendário do advento já faz um tempo, mas acho a Isabella ainda meio pequena... Só que já estou cheia de ideias para o ano que vem! Abraço!

    Pati
    http://www.patitando.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana! Por aqui a tradição do calendário é bem forte, mas estou fazendo esse ano pela primeira vez, e no mesmo estilo do seu: uma guirlanda com atividades diárias. Estamos adorando! Com certeza vai entrar para as nossas tradições de Natal :-)

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Ano que vem farei um.
    Aqui em casa sempre celebramos os 4 domingos de advento, com um jantar especial em familia, a som de cantigos natalinos. Tb confeccionamos uma coroa de advento com 4 velas. Acendemos uma a cada domingo, até que no ultimo todos estao acessas...

    ResponderExcluir