segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Miklavž, Papai Noel ou Vovô (do) Frio? Na Eslovênia, você pode escolher!


O “Natal” na Eslovênia hoje em dia é muito confuso para as crianças. As aspas na palavra Natal são minhas, mas a frase é de uma amiga eslovena.

Explico (ou tento): Na Eslovênia comunista (que não era Eslovênia pura e simplesmente, mas parte da Iuguslávia), não se comemorava o nascimento de Cristo, o Natal, no dia 25 de dezembro. O país era comunista e não dava muita bola para a Igreja. Mas, apesar de aqui ter uma grande população que se declara ateia, boa parte da população ainda é católica (e era durante o período comunista), então eles comemoravam o São Nicolau, que aqui se chama Sveti Miklavž ou simplesmente Miklavž.

Miklavž é um velhinho com barba branca, mas que se veste como um papa, com aquele chapéu pontudo, e dá presentes para as crianças, que deixam uma meia na varanda, chaminé ou em alguma janela da casa e escrevem uma cartinha para ele. A tradição é bem parecida com a do Papai Noel da Coca-Cola, só que é endereçada ao Miklavž. Aliás, o Papai Noel da Coca-Cola é bastante inspirado no São Nicolau, só que ele vem no dia 25 de madrugada (e usa as roupas com as cores do logo da bebida), e não no dia 6, como Miklavž.

A maior diferença entre Miklavž e Papai Noel talvez sejam os presentes. Miklavž traz frutas (laranjas, tangerinas e/ ou frutas secas) e doces. Para crianças em idade escolar, pode trazer lápis e canetinhas. Ou ainda toucas e luvas, para o frio. Mas nunca são presentes grandes, brinquedos, não é esta a intenção. É sempre algo que os pais já comprariam mesmo para os filhos nesta época do ano, pelo que eu entendi.

Todo dia 5 de dezembro, véspera do dia de Miklavž, há uma procissão com o santo “em pessoa” no Centro de Ljubljana. Ele vai passando e dando doces para as crianças, no caminho. Miklavž é um santo importante não só para as crianças, ele é o padroeiro da cidade, então existe uma Feira de Miklavž, que neste ano durou de 3 a 6 de dezembro, com barraquinhas na rua, no Centro, vendendo vinho quente (típico da estação), muitos doces, de vários tipos, chocolates, tangerinas e laranjas, as frutas da estação.

 
Barracas da Feira de Miklavž

Ao ler o texto da Sarah sobre as tradições "dezembrinas" na Áustria, país vizinho a Eslovênia (que também já foram um só, na época do Império Austro-húngaro), vi que aqui a parte que diz respeito a São Nicolau é muito parecida. Também temos os diabos para assustarem as crianças malcriadas. Lá se chamam krampur, aqui se chamam parkelj.

Aliás, aqui as crianças comem, durante toda a semana de Miklavž ,um pão tradicional em forma de diabo. E recebem biscoitos em forma de Miklavž e/ou do diabo, a depender do comportamento. Eles participam da procissão de Miklavž e são assustadores. Carregam correntes para nelas prenderem as crianças. E arrastam estas correntes pelas ruas, fazendo um barulho de filme de terror. A própria imagem que vem colada nos biscoitos é bem feia. Bicho papão e homem do saco são fichinha perto deste aqui!

Pães em forma de parkelj

Eu achei bem interessante os biscoitos que têm duas faces: de um lado o bem, representado pelo Miklavž, e do outro, o mal, representado pelo diabo. Achei legal porque cada um traz em si o bem e o mal - ou, pelo menos, o bom e o mau comportamento. Esta foi a leitura que eu fiz dos biscoitos de duas faces, nunca comentei com ninguém sobre isso. Mas as meninas aqui ficaram realmente impressionadas e assustadas com os desenhos do diabo pegando as criancinhas com correntes.

Biscoitos decorados

Dá uma olhada neste vídeo que achei no Youtube para ver o naipe dos parkelj, arrastando correntes, e para ver como as crianças ficam loucas gritando pelo Miklavž:

 

***

O comunismo aqui acabou por aqui faz 21 anos, então hoje em dia existe também o Papai Noel da Coca-Cola e as famílias católicas comemoram o nascimento de Cristo com uma missa à meia-noite no centro da cidade. E isso é bem confuso para as crianças, pois o Papai Noel (que aqui se chama božiček, com minúscula mesmo) é uma reedição do Miklavž, não sei como elas entendem isso.

Mas o mais peculiar do ‘Natal’ esloveno é mesmo o Dedek Mraz (Vovô Frio, em tradução literal). Ele vem no dia 31 de dezembro, ou seja, no Réveillon. Se veste de branco (=neve=frio) e dá presentes (brinquedos) para as crianças no Ano novo. Dedek Mraz é o mais esperado pelas crianças, ganha de lavada do Papai Noel.

Dedek Mraz é O Cara!

Ele é conhecido hoje como “Papai Noel” comunista. Segundo uma vizinha minha, quando ela era pequena, as empresas onde os pais dela trabalhavam davam os presentes que Dedek Mraz deveria deixar para os filhos.

Ou seja, ele era criado e sustentado pelo regime comunista, os pais não precisavam comprar os presentes, eles ganhavam nos eu local de trabalho, assim como muitas empresas dão cestas de Natal para seus funcionários, sabe? Comentando com outra amiga, ela me contou que na empresa do marido dela eles dão, em dezembro, um adicional em dinheiro para os funcionários comprarem o presente de Dedek Mraz para os filhos. Ou seja, mudou o regime, mudou o governo, mas a tradição continua.

Quer saber como comemoramos aqui em casa, diante de tantas opções? Porque, obviamente, as meninas percebem a movimentação. Cali, por exemplo, ganhou biscoitos de Miklavž na escola, feitos pela avó de uma colega eslovena, e ficou empolgadíssima. O lado bom de ser expatriada é poder comemorar outras tradições, incorporar outros hábitos, e ainda manter os seus.  Falarei  mais sobre isso na blogagem coletiva sobre Festividades de Fim de Ano na semana que vem, aguardem!

Paloma Varón  - Mãe de Cecília e Clarice. Nasceu em Salvador, morou em São Paulo, onde nasceu a primeira filha, e em Brasília, onde nasceu a segunda. Mudou-se com a família, em janeiro de 2012, para Ljubljana, capital da Eslovênia, onde tem aprendido a ser expatriada (se é que isso se aprende), a falar esloveno (idem) e a rir dos perrengues quando não pode evitá-los. Escreve o www.fotocecilia.blogspot.com.

21 comentários:

  1. Oi Paloma, que interessante!!! Eu olhei o video também e a festa é realmente linda, apesar dos "bichos horrorosos" ;o) Um post que enriqueceu meus conhecimentos sobre um país sobre o qual eu nao sei muito, mas quero muito visitar. Bjs Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Eslovênia é um país novo e ainda muito desconhecido, mas tem tanta coisa linda e interessante que vale uma visita. Espero que vc venha logo!
      Beijos

      Excluir
  2. As fotos da feira de Miklavž me deram mais vontade ainda de visitar a Eslovenia! Q lugar lindo!

    Enquanto eu lia eu fiquei pensando nas formas das pessoas lidarem com o "mal" nos diferentes lugares. Por exemplo, a figura do diabo, tão dentro do universo infantil ai, seria impensada por aqui. Os judeus são muito supersticiosos, os israelenses muito mais ainda e qualquer menção ao mal dá a sensação de atraí-lo por aqui. Páo de diabo, chocolate de diabo... NUNCA, já vejo até a cara das pessoas falando "pelamordeD-us,
    D-usmelivre"... Um dia faço um post sobre as superstições e os medos por aqui (chega a me irritar).

    Ainda estou esperando o video da Cali falando Miklavž! :-)

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, vou querer ler este post sobre superstiçõies. Acho que quase todas as culturas têm, né? Não conheço as daqui, mas certamente deve haver - e certamente não ligam a mínima em apresentar diabos às criancinhas, hehe.
      Sobre o vídeo de Cali falando Miklavž, vou ficar devendo. Esperei um dia para filmar e ela mudou a pronúncia, perdeu um pouco a graça.
      Beijos

      Excluir
  3. Interessante mas realmente mto confuso para a cabecinha das crianças e achei assustador dependendo da idade das crianças assistir a cenas de terror(pq para criança pequena è um terror tudo isso,rsrs!, acho que eu nao dormiria a noite depois de ver esses monstros rss.
    Quando vc diz "Papai Noel da coca.cola" o que quer dizer? O nosso papai noel americano?
    Obrigada por compartilhar, adicionou mais um conhecimento sobre a Eslovenia, que acredito nao seria possivel sem a sua experiencia por ai!
    bjs, Daphne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daphne, eu me referi à imagem do Papai Noel que temos hoje, que foi criada pela Coca-Cola, para uma campanha no século XIX. Este velhinho gorducho, com vestes com as cores do logo da Coca-cola, é, na verdade, uma campanha publicitária que pegou no mundo todo - ou quase. Mas o que este Papai noel que conhecemos faz é o mesmo que são Nicolau (o Miklavž esloveno) faz, ou seja, a lenda do Papai Noel é derivada da primeira.
      Lendo sobre os costumes de Natal em cada país, dá para ver que cada um adapta ao seu modo ou compra uma imagem pronta, como ocorre com o Brasil, que é tropical, mas tem um Natal "com neve".
      Beijos

      Excluir
  4. Ah que bacana, adorei o video. So ia me assustam tbm com esses diabos assustadores, acho que ate mais que a Bella...rsrs
    Uma pena nao ter conseguido visitar a Eslovenia, ainda mais nessa epoca. ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dani, você esteve tão perto, uma pena mesmo. Mas pensem em voltar na primavera/ verão, é muito legal. E, claro, passam pela Croácia de novo ;)
      Beijos

      Excluir
  5. Paloma, que tradição interessante! Aqui nos EUA as meias são colocadas na lareira e Papai Noel deixa dentro delas umas besteirinhas tipo: canetas, adesivos, massinhas...As crianças deixam um copo de leite e biscoitos para qdo o bom velhinho chegar...rs! Os pais compram os presentes e colocam na árvore na noite do dia 24! existe uma tradição meio sádica, na minha opinião. A criança que não se comportou não ganha presentes e sim um saquinho com carvão. Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lívia, este saquinho com carvão existe na Itália também! Uma das mães deste blog vai falar sobre isso. Estou curtindo demais saber destas diferentes tradições!
      Beijos

      Excluir
  6. Que interessante Paloma, estou adorando saber sobre as tradições de Natal de outros países. Até por que aqui na Argentina a coisa é bem simples, acredita que nem decoração tem nas ruas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neda, será que em Buenos Aires não tem? Será sinal da crise?
      Decoração nas ruas é bonito, mas é dispendioso e não é essencial, né?
      Beijos

      Excluir
  7. Puxa vida, que texto bacana. Empolgante. Isso é que é vida em um texto, nada de coisas seguindo parâmetros impostos por literatos. Outro blog que curto é o de dona Juliana Mendes Svete, também muito, muito bacana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Que bom que vc curtiu. O blog da Juliana Mendes Svete é essencial para quem quiser conhecer a Eslovênia e seus costumes: http://esloveniabrasil.com/.
      Abs

      Excluir
  8. Adorei saber, Paloma! E olha, realmente bicho-papão e boi da cara preta não são nada diante desse diabinho aí rsrs Achei super interessante saber que não é só na nossa cultura que existem personagens
    assustadores para as crianças, como muita gente alardeia por estas bandas...
    bjs,
    Mirtes Aquino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi, você viu, no vídeo, como os diabos partem mesmo para cime das crianças? Dá medo mesmo! E eu não coloquei aqui, porque não tive tempo de fotografar, mas os biscoitos que as meninas ganharam tinha umas imagens de diabo bem piores do que a que está aqui. Era um diabo acorrentando três crianças com cara de choro e pavor.
      Beijos

      Excluir
  9. JesusMariaJosé Paloma, que medo eu senti vendo o começo desse vídeo! hahaha
    Acho que eu pensaria duas vezes antes de mostrar esse desfile pro Enry, mas acredito que o "meu costume" dite essa regra. E isso é que é interessante nesse texto, como as tradições e costumes são tão diferentes, mesmo quando falamos (mais ou menos) do mesmo assunto.
    Gostei muito se saber a respeito dessa tradição!

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ivna,
      É bem estranho, né? Eu não fui à procissão deste ano porque era às 17h (noite já aqui) de um dia gelado. E a Ciça tinha aula de natação com a melhor amiga no mesmo horário. Fiquei triste, a princípio, mas nem sei se elas curtiriam tanto, porque certamente iriam se assustar e porque o frio, este sim, estava assombroso.
      Beijos

      Excluir
  10. Misericórdiaaaaaaaa, os demônios ñ deveriam ter parte na beleza da festa! Asustador! Ñ levaria meu filho, ou evitaria q ele visse tantos mostros.

    ResponderExcluir
  11. Perdão... quis dizer "assustador", erschrekend... É que me assustei rs rs rs! E viva o quem atirou o pau no gato e ele ñ morreu, o boi Bumbá de Maurício de Nassau e todos os outros "bichinhos" do imaginário popular brasileiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marie,
      Pois é, o folclore brasileiro também é assustador, mas, como já estamos acostumadas com ele, nos parece mais palatável. Por isso eu brinco dizendo que o Bicho Papão é fichinha...
      E viva a diversidade cultural! \o/
      Beijos

      Excluir