terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dicas para fotografar no Natal

Fotografar é sempre uma delicia! E no Natal, então, ficamos ainda mais dispostos a clicar sem parar a família reunida, as crianças junto à árvore de Natal e toda a magia que envolve as festas de final de ano.

Para dar tempo de as suas fotos saírem lindas, vou passar algumas dicas básicas e ideias diferentes que dá para fazer com qualquer câmera.

Crianças

Fotografar crianças é sempre um desafio, elas não param e quando você pede para dar um sorriso, sempre sai algo forçado. Então que tal fazer algo diferente? Fotografe as crianças colocando os enfeites na arvore, abrindo os presentes pela manhã, lendo um livro de Natal, fazendo biscoitos na cozinha; sempre com muita ação e - por que não? - muita bagunça.

Foque sempre nos olhos. Crianças têm olhar mágico. Tente capturar aquela carinha inocente, faça uma pergunta sobre qual o brinquedo ou o filme de que ela mais gosta e, quando ela fizer aquela carinha para pensar , clique.

Quer uma foto com uma risada ou sorriso sincero e espontâneo? Pergunte qual a música preferida da criança e cante uma parte dela ao contrário. Ou, por exemplo, troque o pato da musica por sapo! Mas isso é válido mais para crianças menores, pois os grandinhos não terão muita paciência.

Com certeza suas fotos sairão lindas, espontâneas e sempre que vistas trarão o momento de volta. Porque fotografia é para isso, relembrar. E relembrar a infância é uma delicia! 





Iluminação

Claro que não podem faltar todas as luzinhas das ruas e da árvore em casa. Para que as fotos saiam perfeitas, coloque a sua câmera no modo noturno (sem flash), deixando assim que as luzinhas também apareçam. Às vezes, para as fotos não ficarem borradas, é preciso usar um tripé ou um apoio qualquer para a câmera, como uma mesa, um parapeito, uma prateleira mais alta. 




Família

Fotografar a família inteira é sempre um problema e, claro, rende muitas risadas. O pai não para de falar, a prima tenta esconder o corpinho para não aparecer cheinha, o avô não larga a coxa de peru por nada neste mundo, uma farra só.

Para que essa foto não saia tremida, uma ótima alternativa seria usar um tripé ou então apoiar a câmera na mesa e - por que não? - programá-la no automático e correr para sair junto na foto.

Não esqueça de que é preciso muita paciência para tentar pelo menos umas 5 vezes. E, claro, nada de estresse, porque e tempo de festa!

Detalhes

Com este clima todo em volta, não se esqueça de fotografar todos os detalhes. Sejam os bichinhos de estimação, sejam os presentes em volta da arvore de Natal, as luzes bem de pertinho, a caneca de chocolate quente com muito creme para quem mora em países mais frios. Fotografe tudo o que você achar bonito e tudo que você ou alguém da sua família levou um tempo para fazer, pois nada melhor do que ver aquela foto bonita da mesa toda posta e comidas deliciosas que você passou o dia preparando. 




Por ultimo, mas não menos importante: aproveite cada momento dessa data tão bonita. E Boas Festas!



Dani Cassar é mãe da Izabella Francesca e apaixonada por fotografia. Acredita que fotos são a melhor forma de recordar momentos especiais. Escreve o blog Confissões de uma Estrangeira, no qual conta as curiosidades e dia-a-dia da vida na Ilha de Malta.

6 comentários: