sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Advento em Salzburgo

O Advento é um dos momentos mais lindos e emocionantes do ano aqui em Salzburgo. Os costumes austríacos fazem com que esperar pelo Menino Jesus seja ainda mais mágico. Sim, aqui as crianças esperam pela chegada do Menino Jesus no dia do Natal e é ele quem vem com os presentes.

Papai Noel não aparece por aqui, e os mais tradicionais não gostam nada da presença inevitável do “Bom Velhinho” nos produtos natalinos.

Os muitos costumes, tradiçoes e rituais praticados favorecem pra que o Advento e os dias entre o Natal e o Ano Novo se tornem um momento especial na vida das pessoas que um dia passaram por aqui. Acompanhe abaixo os eventos que marcam o mês de dezembro em Salzburgo e na Áustria:

Christlkindmarkt (“Mercado do Menino Jesus”) 

No dia 24 de novembro, o mercado de Natal é inaugurado. Esse Mercado, localizado na Residenzplatz e na Mozartplatz, existe desde meados do século XV. Segundo o Estudo dos Mercados de Natal Europeus, feito em 2007, o mercadinho de Salzburg está entre os mais lindos do mundo. Lá, além dos tradicionais artigos natalinos, pode-se comprar produtos típicos da região. Empresas regionais grandes e pequenas alugam as barraquinhas e expõem seus produtos para o mundo inteiro já que há sempre turistas de todos os cantos do mundo. 














































Junto ao mercado existe ainda uma pista de patinação e um winter lounge - um espaço com fogueira, boa música e muito punsch e vinho quente, pra espantar o frio do inverno austríaco. 





Além do “Mercado do Menino Jesus”, há vários outros mercados espalhados pelos mais importantes pontos turísticos de Salzburg e região, como por exemplo o Mirabellplatz, a fortaleza de Hohensalzburg, o castelo Hellbrunn , o monastério St. Peter e a feira da cidade de São Wolfgang (interessante, pois lá é o único mercado onde Papai Noel é proibido).

A beleza e a magia que nos fazem entrar no clima do Natal é a mesma em todos os lugares visitados. No castelo Hellbrunn há também um zoológico montado no meio do mercado, com coelhos, ovelhas e pôneis, o que fascina ainda mais as crianças.

Der Adventkranz ( Coroa do Advento) 

Não pode faltar nos dias antes do Natal. Em cada Domingo do Advento (ao todo sao 4), uma vela será acesa e uma hora de reflexao e orações são feitas em familia.

Der Adventkalender ( Calendário do Advento) 

O Calendário é feito para ajudar as crianças a saberem quanto tempo falta para a chegada do Menino Jesus, assim a espera não parece tão longa. A partir do dia 1o de dezembro elas podem, até a noite de Natal, abrir uma janelinha do calendário. Todo dia tem uma surpresa, como, por exemplo, chocolates e brinquedos.

Barbarazweig (Ramo de Santa Barbara) 

O Ramo de uma árvore frutifera é colocado num copo d'água no dia 4 de dezembro. Se o ramo florir até o dia 25 de dezembro, significa que a familia será abençoada com muita sorte.

Krampus und Perchten

O que você faria se estivesse andando pelo Mercado de Natal e de repente ouvisse um barulho enorme de sinos por todos os lados? Talvez você pensasse que sinos e Natal combinam plenamente.

Mas e, se acompanhando os sinos, ouvisse gritos? Gritos de pavor! Gritos de Medo! Ou gritos acompanhados por gargalhadas!

E, se além dos sinos e dos gritos, ouvisse chicotadas?

Parece até filme de terror, né? Filme não é, mas as figuras são ATERRORIZANTES!

Krampus são criaturas semelhante a um demônio que acompanham São Nicolau (Nikolaus, em alemão) no dia 5 de dezembro. No entanto, os grupos de krampus aparecem já no finalzinho de novembro, para a diversão dos turistas e o medo geral da criançada.

Há dois significados para os krampus que aparecem junto com São Nicolau: um diz que Nicolau é acompanhado por krampus para provar que o Bem sempre tem poder sobre o Mal. O outro diz que Nicolau vem para entregar chocolates para quem se comportou bem durante o ano e o krampus vem pra dar chicotadas em quem se comportou mal.

Bonzinho ou malcriado, todo mundo acaba levando umas boas chicotadas ao encontrar essas tão temidas criaturas pelas ruas de Salzburg.

Perchten são outros demônios que aparecem por aqui entre os dias 21 de dezembro e 6 de Janeiro. São iguais aos krampus: medonhos! Eles têm a função de espantar os maus espiritos e tudo o que há de ruim nos dias que precedem o Dia dos Reis. 











Frautragen (Mulheres carregam Maria) 

Um grupo de mulheres, carregam, nas noites de Advento, a foto da Virgem Maria de casa em casa, cantando e rezando com as familias. A visita da Virgem Maria significa proteção e bênção.

Anklöckler (Campainhas) 

Esse costume é conhecido principalmente na Baviera e no Tirol. Músicos batem de casa em casa, na noite antes do Natal (assim como Maria e José fizeram procurando abrigo), e cantam e tocam para os moradores, recebendo em troca comida e bebida.

Weihnachtsschützen (Tiros de Natal) 

Na noite antes do Natal, tiros são ouvidos por toda a região. São os tiros que espantam todos os males e protegem, assim, a vida do Menino Jesus. 


Sarah Heindl - Baiana de Ipiaú. mora em Salzburg, na Áustria. Por não conseguir perder os tão odiados quilos extras pós- gravidez, decidiu criar o blog http://adeusquilinhos.blogspot.com.br/

10 comentários:

  1. Sarah, querida, que delicia ... quanta riqueza. Os meninos iam enlouquecer se encontrassem com Krampus ou Perchten por ai. Consigo ver o desespero deles. Coitados. Vem cá, se tem criança que tem medo do papai noel, desses demônios então ...
    Adorei

    ResponderExcluir
  2. Querida Sarah que post lindo!!!! Muitas coisas sao parecidas com a Alemanha, mas eu nunca, nunca mesmo tinha ouvido ou vistao falar nesses bichos horrorosos hahahahha. O significado até faz sentido, mas acho que até eu ficaria com medo ;o))) Achei interessantíssimo saber das tradições daí. Salzburg é uma cidade que eu adoro. Bjs Claudia

    ResponderExcluir
  3. Sarah, que medo dessas criaturas! Adorei o post, lindas as fotos. Deu vontade de visitar esses mercados natalinos ;-)
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ai, que medo dos krampus!
    Amei as fotos! Obrigada por compartilhar.
    Áqui no Nordeste (não tenho certeza se em outros lugares do Brasil), temos a folia de Reis, que é bem parecido com o Anklöckler.
    Bjo!

    ResponderExcluir
  5. Fiquei louca com essas fotos, Sarah! Muito bom!!
    E como todas, morrendo de medo dos krampus! Não sei como as crianças dormem nessa época! hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Eu respeito os Krampus (hehehe morro de medo). O ruim é que meu filho nao quer nem saber de visitar o mercado de Natal. Ano passado apareceram uns 6 Krampus atras da gente de repente... foi o mair susto!(Inesquecivel!!)
    Bjinhos!!!!

    Sarah

    ResponderExcluir
  7. Aqui, Cecília também temeu os diabos, tadinha!
    Sarah, se eu já tinha vontade de conhecer Salzburgo, agora eu já tô me sentindo aí. Já já eu vou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Esse é o tipo de post que deixa primeiro com água na boca vendo as fotos de tantas coisinhas gostosas nessa feira, depois te deixa com medo desses demônios...:-) Eu acho que correria quando visse um, afinal não ia querer pegar umas chicotadas...hehehehe.

    Adorei saber mais sobre Salzburgo e suas tradições natalinas! É incrível como cada país tem seus encantos do período de natal!

    Bjus

    ResponderExcluir
  9. Ah que delicia, eu sou louca por essas feiras de Natal, pena que aqui em Malta sao tao fraquinhas, so iria ter medo desses bichos...rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Meu marido, que é austríaco, sempre me conta suas aventuras e medos quando o avô decidia entregá-lo ao Krampus, caso ele não se comportasse bem ahahahahaha. Moro em Berlim, mas sempre passamos o natal na Áustria (na Caríntia). Adoro todas essas tradições!!!

    Bjos

    ResponderExcluir