terça-feira, 25 de dezembro de 2012

A casinha da história de João & Maria e o Natal

Na semana passada, os contos dos irmãos alemães Jacob e Wihelm Grimm completaram 200 anos de sua primeira publicação. Além da história de João & Maria, eles são autores de outros clássicos como Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela. 

Não se sabe bem por que aqui na Alemanha se fazem casinhas da bruxa da história de João e Maria (Hensel und Gretel, em alemão) no Natal. Provavelmente por ser feita com o Lebkuchen ou Gingerbread, que são o material perfeito para se construir essas casinhas deliciosas!


O Lebkuchen é um doce típico consumido na Alemanha e outros países europeus. Feito em diversos formatos e decorações, é muito usado para presentear. Nos mercados de Natal você encontra muitos bolos em formato de coração com diversas decorações. Kuchen quer dizer “bolo” – daí vem o nome “cuca” utilizado para alguns tipos de bolo das regiões de colonização alemã no Sul do Brasil.

Aqui na Alemanha você encontra nos supermercados os sets já prontos, mas também é possível fazer você mesma. Por falta de tempo, eu optei esse ano em comprar um set pronto e montei com as crianças no final de semana: foi uma diversão só.




Para quem quer fazer em casa aqui uma receita básica:

Ingredientes: 

100 g de mel
175 g de açúcar mascavo
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de raspas de limão siciliano
1 colher (chá) de gengibre em pó
350 g de farinha de trigo
1 / 2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de cravo em pó
1 colher (chá) de pimenta da Jamaica em pó
1 colher (chá) de noz-moscada em pó
3 pedaços de casca de frutas cristalizadas
30 g de avelãs picadas 

Modo de preparo:
1. Em uma panela média, leve o mel para ferver. Após fervido, retire-o do fogo e acrescente o açúcar mascavo, o ovo, o suco e as raspas de limão. Em uma vasilha grande, misture a farinha, o bicarbonato de sódio, a canela, o cravo, a pimenta e a noz moscada. Junte todos os ingredientes, inclusive o mel com o açúcar. Misture bem, acrescente a avelã e os pedaços de laranja cristalizada. Cubra esta massa e deixe-a na geladeira durante a noite. 

2. Preaqueça o forno em temperatura média (180C). Unte um tabuleiro. Separe a massa em partes pequenas. Em uma superfície enfarinhada, pouco a pouco, abra cada pedaço da massa com 5 cm de espessura. Corte a massa aberta em retângulos do tamanho que você quer fazer as paredes e o teto da casinha. Não os coloque muito juntos no tabuleiros. 

3. No forno preaquecido, asse os bolos por 10 a 12 minutos ou até que estejam secos. Remova-os do forno rapidamente e deixe que esfriem. 



FELIZ NATAL!


Claudia Bömmels - Depois de morar doze anos em Zurique, há cinco respira os ares de Berlim. Mora nessa cidade fantástica com a família. Escreve suas aventuras de viagens no www.euseionde.com e em dezembro de 2012 lançou uma revista virtual: Brasileiros Mundo Afora

11 comentários:

  1. Aqui na Finlândia essas casinhas são sucesso absoluto! Esse ano, na cidade onde moro, construiram uma cidade inteira só de casinha de biscoito..ficou lindo!!!
    Mas aqui só comem no dia 06 de janeiro...!!!

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Já vi umas casinhas destas aqui na Eslovênia, mas não sei se todo mundo faz nem quando comem, preciso perguntar. Conheço gente que faz também na Suécia e nos EUA.
    É linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O dia oficial pra se comer eu nao sei, só que que lá em casa a casinha nao durou muitos dias :o)) Bjs

      Excluir
  3. ADOREI!!!!
    Foi meu bolo de aniversário de 4 anos! Em muitos lugares vendem o kit com o gingerbread já pronto e até com as guloseimas para decorar. Na Noruega também fazem, o cheiro dele assando é de matar. Este ano fiz aqui em casa, deu um trabalho danado já que a receita que eu tenho pede que a massa esteja fria para trabalhar e com o termômetro marcando mais de 35 graus é complicado. Vou testar a sua receita que não pede massa fria.
    Beijos e FELIZ NATAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neda, vc me deu uma ótima ideia para bolo de aniversário. Será que eu consigo fazer? Será que compro pronta no Natal e guardo pros aniversários daqui? Beijos

      Excluir
    2. Agora que a Neda falou, me lembro que a minha avó tb fez um bolo de aniversario pra mim desses... em volta ela fez a floresta ficou lindo. Vou ver se acho a foto. Me lembro que no teto ela tb colocou uns chocolates embrulhados com papel dourado, mas a casa era maior. Paloma vc consegue fazer com certeza! Eu tb já ví feita de biscoitos. Wuando ficar pronto manda a foto tb. Bjs

      Excluir
    3. Neda, sera que no calorzao a massa fica mole demais? Testa ai e fala pra gente :o) Bjs

      Excluir
  4. Hmmm.. so de ver ja fiquei com agua na boca!
    Acho q vou fazer, hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. parece uma delicia mesmo e diversão garantida ;o)

    ResponderExcluir
  6. Meninas, achei aqui algumas infos a mais sobre as casinhas.

    Para inspiracao:

    http://waldhaus-klesz.de/google-bilder/dresden-bilder/hexenhaus.jpg

    http://www.karls.de/ruegen-zirkow/bilder/erlebnis/weihnachten-lebkuchen.jpg

    http://einfach-schnell-gesund-kochen.de/wp-content/gallery/weihnachten/lebkuchen.jpg

    http://www.galerie-hoech.com/pics/news.06.13.jpg

    http://www.kaiserfranz.at/deutsch/WEB_Lebkuchen/lebkuchen_haus/Villa.jpg



    ResponderExcluir