quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Kidzania Santiago: um dia na cidade dos pequenos


Há algum tempo comecei a ler sobre o Kidzania. A maioria das pessoas falava maravilhas da experiência e algumas pessoas criticavam o fato de TUDO ser patrocinado, e assim as crianças ficam sujeitas a todo o marketing das grandes empresas. Em nossa última viagem a Santiago, Chile, decidimos que levaríamos o Guilherme e meu maior receio era que o programa fosse cansativo (aborrecido) para os pais e o Felipe, pois tinha certeza que o Guilherme ia gostar. Com o marido havíamos já combinado como proceder em caso de “emergência”.

Os ingressos são vendidos por turnos, manhã (9:00 às 14:00) e tarde (15:00 a 20:00), e até os oito anos as crianças têm que estar acompanhadas de um adulto. Maiores de oito anos podem ficar sozinhas dentro do parque, mas um adulto tem que ir, fazer um registro, e depois tem que ir retirar a criança. Menores de dois anos não pagam, adultos pagam 7.100 pesos chilenos, crianças entre 3 e 17 anos pagam 10.900 pesos chilenos, crianças entre dois e três anos e adultos com mais de 60 anos pagam 5.450 pesos chilenos. Adultos não entram se não estão com uma criança. Cada criança recebe 50 kidzos (o dinheiro de kidzania) para iniciar as atividades. São três os tipos de atividades: as voluntárias (a criança não recebe nem paga
nada), as remuneradas (a criança recebe um salário) e as pagas (a criança compra a atividade).





Compramos os ingressos online (é preciso fazer um cadastro), mas tem uma bilheteria na entrada. Chegamos para a abertura, assim o Guilherme poderia aproveitar ao máximo. O Kidzania fica no subsolo do Parque Araucano, atrás do Shopping Parque Arauco, na comuna Las Condes. Como estávamos de carro, estacionamos no shopping, mas no Parque também tem estacionamento. Na entrada, todos recebemos um pulseira que é usada para controlar o ingresso no parque e a participação das crianças nas atividades.

A primeira atividade foi a parede de escalada, uma atividade paga (custa 10 kidzos) e dura 10 minutos. Guilherme curtiu muito subir pela fachada de um prédio. Depois ele decidiu que queria ser construtor e recebeu 10 kidzos para levantar um muro. A atividade durou 15 minutos. Quase ao lado estava a Delegacia de Polícia, e foi a vez de ele aprender um pouco sobre o trabalho dos policiais. Como policiais, as crianças trabalham em duplas e saem com uma missão. Na hora de voltar, o “delegado” chama as crianças pelo celular que elas recebem. Nós acompanhamos de longe a atividade.

Ele trabalhou na Clínica Veterinária e achou o máximo poder tocar a píton e ver outros animais. Entre uma coisa e outra, decidiu gastar um pouco do dinheiro e fez uma tatuagem. Como bombeiro, ele ajudou a apagar um incêndio. Depois foi a vez de trabalhar em uma emissora de TV, ele foi o entrevistado e o tema da entrevista era a ceia de Natal (os pais babões compramos o vídeo, que é pago com pesos e não kidzos). A última atividade do dia foi uma aula de culinária, ele fez uma torta que, segundo o pai, estava deliciosa.

Em Kidzania, há uma sala para alimentar os mais pequenos e com poltronas super confortáveis para amamentar. O único problema é que a sala é muito iluminada e não rolou aquela soneca do Felipe depois de mamar. E tem fraldário também. Para crianças até três anos, são duas as atividades, quando passamos por lá a escolinha já estava fechada e a sala de personagens já estava sem monitoras, mas por sorte estava aberta e o Felipe pôde brincar um pouco.

No fim do dia, é hora de gastar o dinheiro. Na verdade, dá pra levar o “apurado” pra casa, mas como sequer moramos em Santiago, melhor mesmo ver quanto vale o suor do pequeno. No parque, existem algumas maneiras de as crianças gastarem seus kidzos, além de algumas atividades que são pagas, existem duas lojas, uma Falabella e um Mercado de Pulgas. Na primeira, estão as opções mais caras; já a segunda esta repleta de besteirinhas mais em conta. Várias crianças e adolescente trabalham em qualquer atividade para juntar dinheiro e poder gastar em brinquedos mais caros - convenhamos que no mundo dos adultos também é assim.

O lugar é bem realista, mas é uma pena que não tem nada de luz natural. A questão da publicidade não me incomodou tanto quando eu pensava; na verdade, naquele momento meu filho foi submetido a tanta propaganda quanto numa ida ao shopping ou um passeio pelo centro da cidade. O único momento em que eu achei que ele podia passar sem foi o vídeo do patrocinador do espaço de construção, porque não tinha nenhuma relação com a atividade que iam fazer.

Na página na internet, é possível baixar o mapa do lugar e nele estão todas as atividades. Antes de ir , sentamos com o Guilherme e fizemos uma lista de atividades que ele queria fazer. Claro que depois de ver o lugar, ele quis mais, mas ajudou a manter o foco. Algumas atividades exigem que a criança saiba ler e escrever com fluência. Pessoalmente, acho impossível fazer tudo em um dia (dois turnos), mas imagino que os adolescente conseguem. Uma coisa interessante é que no segundo andar tem um café onde criança não entra, com acesso a internet e silêncio! É o que dizem, por que eu não entrei

O franquia Kidzania é mexicana e, além do México, está no Japão, em Portugal, no Dubai, no Chile, na Malásia, na Coreia e em breve no Brasil, na Tailândia, Kuwait, Egito, Arabia Saudita, Turquia, Índia, Cingapura, Rússia, Filipinas, Inglaterra e Estados Unidos. As obras em geral são demoradas e algumas dessas filiais só devem ser inauguradas em 2015.

Para mais informações: www.kidzania.com

Neda Blythman De Figueirêdo - Cearense de nascimento e brasiliense por opção, já morou na Noruega, em Cabo Verde e agora está estacionada na Argentina. Tem dois filhos, Guilherme e Felipe. Seu blog é: www.casinhadesape.blogspot.com


Um comentário:

  1. Bom Dia! Adorei seu post. Estou tentando comprar 4 ingressos pela internet e não consigo. Você teve alguma dificuldade para comprar pela internet? Gera o meu bilhete, já gerei 5 bilhetes na tentativa, mas não consigo pagar. Já liguei 3 vezes para o meu cartão de crédito e falam que não há bloqueio para compra internacional, de fato, não faria sentido pq já comprei outras vezes em sites internacionais. Mas pela mensagem de erro diz que alguma coisa na minha compra não está de acordo com as regras do estabelecimento. Não sei o que pode ser. Já enviei um email, entrei ali em contatos, mas eles não respondem...

    ResponderExcluir