segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Itália que pedala com estilo


Que a Itália respira moda é lugar-comum. Que é um dos principais pólos mundiais de design de roupas e acessórios também é de conhecimento público. Do que eu não tinha a menor ideia quando cheguei aqui, em 2008, é que encontraria ciclistas que quebram paradigmas e utilizam a bicicleta não apenas para lazer e sim como meio de transporte cotidiano, vestidos com muita elegância e causando la bella figura* como eles mesmos costumam dizer.

Eu ainda não conhecia este lifestyle quando fiz por acaso a primeira foto cycle chic  logo  de chegada no bel paese. Foi em Florença  ao fotografar a  histórica catedral Duomo. Naquele exato instante passou um senhor com muito estilo pedalando  de terno gravata. Fiquei fascinada com a cena e, a partir deste registro,  comecei a fazer fotos desta tendêcia de comportamento.

Sim, o movimento cycle chic é trend e teve início em 2006 em Copenhagen, quando o cineasta e fotógrafo  dinamarquês Mikael Colville Andersen criou o blog Copenhagen Cycle Chic, compartilhando na web a cultura eco chic e disseminando a ideia que qualquer roupa que você usaria como pedestre também pode ser usada para pedalar.

Ele é considerado  The Sartorialist em 2 rodas  e retrata ciclistas fashions pelas ruas de Copenhagen, onde a bicicleta é ferramenta de mobilidade  no sentido pleno do termo. O cicloativismo cool em pouco tempo tomou conta da Europa e hoje tem adeptos em todas as partes do mundo.

Aqui na Itália  o movimento é além da moda, a bicicleta é pauta importante na politica ambiental do país e  da Secretaria de Urbanismo e Planificação da Mobilidade dos Municípios, tanto que o governo planeja  e executa anualmente inúmeras ações  referentes a este meio, que foi eleito pela ONU como o transporte ecologicamente mais sustentável do planeta.

Diversas prefeituras italianas disponibilizam  bicicletas à população para serem usadas a partir das 6:00 h até 20:00 h, mediante a um pagamento simbólico de uma taxa por mês. Existe também uma competição  anual entre as cidades italianas, a Giretto d'Itália.

O desafio consiste em passar o maior número de ciclistas nos sensores monitorados durante 24 horas. As cidades ganham pontos cada vez que passa uma bicicleta, bônus quando passam pedestres e ônibus ecológicos  - e são penalizadas quando passam veículos motorizados. É desta forma a contagem para saber as cidades italianas com maior número de ciclistas. Elas são divididas em três grupos de cidades, a depender do número de habitantes.

Outra iniciativa super interessante, que nasceu para difundir a cultura cycle, é um concurso chamado 'Al Lavoro in Bicicletta'*, que incentiva o uso da bike para ir ao trabalho durante dois meses da primavera, época que faço mais fotos para o site Italian Cycle Chic.

As mulheres italianas são super habilidosas ao pedalar de salto, e os homens desfilam com suas gravatas chiquérrimas no clássico estilo made in Italy. Eu adoro: é elegante, politica e ecologicamente correto, de vanguarda, queima calorias ao invés de petróleo e dá para ser ativista sem descer do salto, literalmente. Tomara que essa moda pegue no Brasil!

Na sequências fotos feitas por mim do lifestyle cycle chic.






















 Fotos: Joice Preira

Para conhecer os países que possuem blogs e sites de cycle chic, basta acessar o Copegnhagem Cycle Chic, que possui a lista inteira.

* Boa impressão
* Ao Trabalho de Bicicleta


Joice Preira Giacomantonio.- Escreve no www.avidadagravida.blogspot.com

5 comentários:

  1. Adorei o estilo chic dos ciclistas! Aqui o povo também curte uma bicicleta, apesar de só poder pedalar por alguns meses (devido ao frio).

    ResponderExcluir
  2. Ai quem dera pedalar nesse estilo cycle chic aqui em Fortaleza. Cinco minutos de bicicleta equivale a um litro de suor! hahaha
    Calorzão brabo aqui!

    Amei as fotos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. As bicicletas são um show à parte, muito legal.

    ResponderExcluir
  4. Amei! Cycle eu já sou, totalmente, só falta ser chic ;)
    Baci

    ResponderExcluir
  5. Nossa quanta gente chique andando de bicicleta!!! Por aqui nao se vê isso ;o) Bjs

    ResponderExcluir