quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

O que fazer com as crianças em fevereiro... no Canadá!

Por diversos motivos - de férias coletivas a inverno brabo -, não conseguimos fazer a Blogagem Coletiva de janeiro, mas a Adriane Jungues, uma das nossas mais novas colaboradoras, fez um texto tão bacana que vale ser publicado hoje. Substituímos janeiro por fevereiro (afinal, o clima é o mesmo, se não mais frio). Enquanto no Brasil, mães e crianças estão no auge do calor, se preparando para o maior ziriguidum neste Carnaval, no Canadá a vida está assim:



Neste mês o assunto não podia ser mais oportuno: o que fazer com as crianças em fevereiro?
No meu caso, com a nossa Alice com quase 16 meses, este mês, além de significar frio do caramba, neve e dias curtos, significa energia, habilidade de correr e entusiasmo sem fim.

Tem dias que eu fico em casa mesmo. Não tem como ir ao parquinho aqui perto de casa ou passear pelo bairro de carrinho, além do frio, a neve acumulada no chão deixa o trajeto incirculável. Tento diversificar as atividades com ela aqui por casa mesmo, brincamos um pouco ali, um pouco lá, tento fazer algumas coisas úteis enquanto ela assiste um pouco de TV, ela brinca com o tablet (É! Já!!) e por aí vamos.

Em outros dias, saio de casa com a temperatura que tiver, mesmo que seja como os -18ºC desses dias... Nas quintas-feiras é dia sagrado de piscina. Alice adora e é uma excelente forma dela se exercitar e de distrair. Senão, vou pro mercado e deixo ela circular, vou para o shopping ou pros playgrounds do Mc Donald's (que são gratuitos e garantem uma meia hora de entretenimento no momento). Queremos também adquirir um trenó para puxar dona Alice bairro afora (logo...), mas enquanto isso levamos ela lá fora pra se acostumar com a neve, fazemos de conta que ela está nos ajudando a tirar a neve da frente de casa...



Quando Alice crescer um bocado, poderemos explorar os playgrounds internos que existem aí por Ottawa e Gatineau. Eu ainda não fui, mas inverno que vem serão testados com certeza. Também poderemos esquiar, patinar e as praticar as demais atividades das famílias canadenses.

Enquanto estamos limitados nas atividades ao ar livre, olha o que a gente acaba inventando:



Adriane Jungues - Casada, mãe da pequena Alice, mora no Canadá desde 2006. Após uma temporada em Ottawa, hoje mora em Gatineau, Quebec. Escreve o http://newhomecanada.blogspot.ca

6 comentários:

  1. Adriane,
    Uia, -18°C, que dureza!!!
    Mas é assim mesmo, a vida segue durante o inverno e, por mais dificil que seja, temos que dar uma saidinha,frequentar parques cobertos, manter a rotina... E as crianças levam isso numa boa, gostam da neve, do frio, não tem tempo ruim! Eu, por outro lado, juro, gostaria de fazer como os ursos: hibernar e acordar so na primavera!!!
    Adorei a casinha : )
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!
      Pois concordo com você, tem horas que eu queria mesmo era hibernar...
      Tô acompanhando seu blog... adorei!
      Bjos

      Excluir
  2. Gente, que casinha linda!
    Adriane, eu tenho as melhores lembranças do Canadá! Morei aí por um ano na adolescência e até conheci Gatineau! Sei como o frio é brabo. Mas eu me divertia, assim como vocês!
    Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Clarinha!! Gatineau continua nevada e fria mesmo...hehe
      Bjoos

      Excluir
  3. Que casinha linda!!!! Hoje aqui em Berlim está tudo branquinho de novo!!!! Eu invento tb um monte de coisas :o) Bjs

    ResponderExcluir