segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Sauna, lago gelado, sorte ferradura... o Ano Novo na Finlândia!

O Ano Novo na Finlândia é recebido com muitos fogos de artifícios, salsicha, salada de batata e sauna. Como vocês já perceberam, sauna e batata é item obrigatório em quase todas as celebrações por aqui. Mas uma tradição de ano novo em especial foi a que mais chamou minha atenção em terras nórdicas: a forma como os finlandeses fazem previsão para o futuro na véspera do Ano Novo.

Na semana que antecede o Ano Novo, as lojas vendem um pacote com seis pequenas ferraduras de cavalo, chamadas de tina, e uma concha de metal especial para a ocasião. Quando os relógios marcam meia-noite, é colocada uma ferradura na concha e levada ao fogo (fogo elétrico ou outro). Depois de alguns poucos minutos, a ferradura se transforma em um líquido de cor prateada; então é o momento de jogar esse líquido dentro de um balde com água fria.


Esse líquido irá adquirir alguma forma que, dependendo da quantidade de álcool ingerido ou da criatividade, pode ser um dragão, um bebê ou qualquer outra coisa que diga algo sobre o futuro. E o futuro é visto sob a luz de vela. Minha primeira vez vendo o futuro não teve muito sucesso, porque aqui eles têm uma “técnica” na hora de jogar a ferradura derretida na água, e eu joguei delicadamente, estava com medo de uma queimadura. A tradição é bem legal, dá pra rir um bocado dos formatos inusitados que a tina apresenta.

Já a sauna pode ser feita antes da meia-noite ou após, não existe um padrão. Mas, devido à grande quantidade de álcool ingerido na noite do Réveillon, é bem comum após a sauna os finlandeses darem um refrescante mergulho no lago congelado, em um buraco no gelo (avanto) feito para isso, ou então se jogarem na neve.



Essa prática de nadar no lago congelado é bem comum por aqui, algumas pessoas têm isso como hobby/esporte, e mais de uma vez por semana apenas caminham até o buraco no lago e nadam, aliás, é mais seguro nadar sem ir à sauna antes, pois o calor da sauna com o frio do lago (-4 graus Celsius) pode causar um AVC.

Por isso a recomendação é: se for primeiro à sauna, não mergulhe ao ir nadar. Ainda não tive a coragem de ir nadar no lago, mas experimentei o avanto artificial que tem em SPA, onde a temperatura é de -8 graus, e de rolar na neve. A sensação é de pequenas agulhas picando o seu corpo inteiro e ao voltar a sauna você sente o sangue correndo por todo o seu corpo, é algo que vale a pena experimentar por aqui!


Os adornos natalinos e a árvore de Natal fazem parte do cenário de Ano Novo, é somente no dia 6 de janeiro (Dia de Reis) que a árvore é desmontada, os enfeites natalinos são guardados e a casinha de biscoito é comida. Sim, aqui é comum as crianças montarem deliciosas casinhas de biscoito, igual ao conto João e Maria, e, no dia 6 de janeiro, sentarem-se ao redor da mesa e a devorar inteira enquanto a neve cai lá fora!

Fotos: Google Images

Sandra Kautto - Esposa de um finlandês lindo, que encontrou perdido lá no meio da selva amazônica, e  mãe do Elias. Mora no país do Papai Noel, a Finlândia. Escreve o blog: http://sandrakautto.blogspot.fi

5 comentários:

  1. Depois de sair de uma piscina de água termal a 39 graus (ao ar livre) e entrar em outra (segundos fora da piscina em temperatura negativa) menos quente, posso imaginar um pouco desta sensação e não, não é tão "ruim" quanto pode parecer à primeira vista. É uma loucura boa! ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gente, q mundo mais louco... cada lugar com suas tradicoes, suas manias... acho incrivel. Mas nao me jogaria nesse lago NEM MORTAAAAAAAAAA!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bom demais poder aprender um pouco mais sobre outras culturas.
    Adorei!

    Rachel

    ResponderExcluir
  4. Puxa, que máximo! Eu adoraria tomar sauna e pular na neve depois! Mas acho que também não arriscaria o lago. Nadar a -8 graus pra mim me parece muito louco, hahahah!

    ResponderExcluir