sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O Dia de Reis


Diz a lenda que foi no dia 6 de janeiro que os Três Reis Magos (que provavelmente não eram três nem eram reis) chegaram ao local onde havia nascido Jesus graças a uma estrela cadente. Foram dados três presentes, ouro, mirra e incenso, razão pela qual hoje em dia se fala em que eram três os reis magos. A data marca o fim das comemorações do Natal, é dia de guardar o presépio e o resto da decoração.

Na maioria das ex-colônias espanholas, o Dia de Reis é comemorado e na Argentina não é diferente. A tradição diz que no dia 6 de janeiro as crianças devem deixar seus sapatos na janela, com um pouco de água e capim para os camelos, e panetone para os Três Reis Magos. Em troca, eles deixam doces ou uma lembrancinha, que por vezes de inha não tem nada, mas, ao contrário do Natal, neste dia a maioria das crianças ganha apenas um brinquedo.
Eu devia ter uns sete anos quando descobri que existiam os Três Reis Magos e que eles também presenteavam as crianças. Fui correndo contar pra minha mãe, óbvio! Ela tratou de deixar bem claro que em casa que Papai Noel entrega presentes os Reis não entram, ela foi tão convincente que naquela época nem fui conferir como era nas casas dos primos e amigos argentinos. O assunto ficou enterrado na minha memória até vir morar em Mendoza, e justamente num Dia de Reis voltávamos de uma viagem ao Chile e no aeroporto um dos funcionários perguntou ao Guilherme o que os Reis tinham dado a ele.

A data é comemorada de maneira mais reservada, e os presentes podem variar muito. A padaria da esquina aqui de casa, por exemplo, oferece cestas de café da manhã especiais para os pequenos nesta data. No centro da cidade ou no shopping, as lojas não estão decoradas e raros são os cartazes com promoções para a data. A única dica de que ainda é tempo de brinquedo, é que o material escolar ainda não está anunciado.

Perguntando às amigas, percebi que, pelo menos aqui em Mendoza, a data não foi esquecida por que muitos pais guardam com carinho suas lembranças das visitas do Reis Magos, mas não tem nem de longe o apelo comercial do Natal. Todas as crianças que conheço recebem presentes do Papai Noel e dos Reis, mas a ênfase é toda do Natal.

Em alguns shoppings em Buenos Aires, os Reis substituem o Papai Noel e as crianças fazem fila para tirar fotos , fazer pedidos e entregar cartinhas. Em outros lugares, eles passeiam pela cidade no dia e fazem distribuição de brinquedos para crianças carentes ou, como já foi até notícia de jornal, são convocados para batizar filhote em zoológico.

Neda Blythman De Figueirêdo - Cearense de nascimento e brasiliense por opção, já morou na Noruega, em Cabo Verde e agora está estacionada na Argentina. Tem dois filhos, Guilherme e Felipe. Seu blog é: www.casinhadesape.blogspot.com

2 comentários:

  1. Que interessante Neda! Aqui belas "bandas" de Berlim nao vejo nenhuma festividade. Na Suiça eu me lembro de que nesse dia se come o pão dos reis, que é uma trança com vários paezinhos. Cada um pega um e aquele que tiver um reizinho de plástico dentro poderá mandar o dia inteiro nos outros: "Busca uma água pra mim", "Arruma meu quarto" etc...

    Aqui o pão:

    http://painsuisse.ch/de/vom-korn-zum-brot/brot-und-brauchtum.html

    E aqui o rei:

    http://sauschwabe.files.wordpress.com/2010/01/konig.jpg

    ResponderExcluir
  2. Pois aqui na França parece que a tradição dos reis também vive. Ainda não descobri se as crianças ganham presentes, mas é costume comer uma espécie de pão doce, chamado galette des rois e, em muitas casas, guarda-se um feijão dentro de uma dessas galette. Aquele que encontrar a galette recheada é chamado rei do dia e usa até coroa!

    ResponderExcluir