quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Circo em Trier, na Alemanha

Eu tenho um a relação ambivalente com circo, desde que há três anos eu visitei um que tinha nos seus shows muitos animais exóticos. O mais perturbador foi ver um rinoceronte e um urso marrom com uma mordaça. No final da apresentação, eu saí com o coração pesado - e as crianças, com muitas perguntas.

Há dois anos a minha sogra nos presenteia com bilhetes para o circo de Natal em Trier - Trierer Weihnachtscircus -, aqui na Alemanha. Aliás, Trier é a cidade mais antiga da Alemanha, com vários monumentos tombados pela Unesco. Vale uma visita. Para quem se interessa, aqui tem informações sobre a cidade (em inglês).


Mas, neste circo, apesar de ter também apresentações com animais, esses são poucos, comparando a outros circos. E eles têm a aparência bem cuidada, passam a impressão de que são de certa forma felizes. Ainda dá pra ver que existe vida dentro deles e isso pra mim é imprescindível para que eu me sinta bem.

O forte desse circo são os artistas, que são simplesmente fantásticos. Cada ano o show se renova e enquanto ano passado os malabaristas colombianos faziam mil e uma piruetas dentro de uma bola gigante de metal, montados em motocicletas. Neste ano, os trapezistas tiraram o fôlego e fizeram que até mesmo o público mais crítico e sincero, as crianças, aplaudissem sem parar.



Então fica aqui a nossa dica para quem está viajando por esses lados da Alemanha ou está em Luxemburgo, que fica a um pulo de Trier.

Trier é uma cidade linda, culturalmente riquíssima com suas ruínas do tempo romano e tem de quebra  um circo de Natal do qual você vai sair com o coração leve e com um gostinho de quero mais. A única pergunta que as crianças vão fazer será: “já acabou?”.

Vejam o vídeo do espetáculo:




Claudia Bömmels -  Depois de morar doze anos em Zurique, há cinco respira os ares de Berlim. Mora nessa cidade fantástica com a família.  Escreve suas aventuras de viagens no www.euseionde.com e em dezembro de 2012 lançou uma revista virtual: Brasileiros Mundo Afora.

2 comentários:

  1. Ah eu amo circo! Sempre levo meu filho de quatro anos pra assistir um belo espetáculo. Mas na cidade onde eu moro, Fortaleza|Ce, existe uma lei que proíbe animais silvestres (e exóticos) nas apresentações. No máximo cachorros e cavalos.
    Eu acho ótimo, mas maridão que 'e paulista reclama da falta de bichos...
    Tenho dó tbm! Rs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivna que legal que é proibido ter animais silvestres :o) Bjs

      Excluir